“Quem previne, preserva. Água limpa, só com esgoto tratado”. Este é o tema da campanha da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) iniciada em setembro de 2015. O objetivo é conscientizar a população sobre a necessidade de manutenção e limpeza periódica dos sistemas individuais de tratamento de esgoto domiciliar, conhecido como fossa séptica seguido de filtro anaeróbico.

O tema está sendo divulgado em todos os municípios da região e foi tema de umadas Semanas da Água promovida pelo Comitê do Itajaí. Além disso, folders estão sendo distribuídos desde então aos cidadãos a fim de buscar o engajamento deles na educação ambiental e na importância da manutenção da fossa séptica nas residências.

Conforme a assessora de Saneamento Ambiental da AMMVI, Simone Gomes, o esgoto doméstico, quando encaminhado diretamente ao curso d’água sem tratamento, pode acarretar a redução da qualidade da água e o risco de contaminação das pessoas.

“Além disso, a falta de cuidados recorre em problemas econômicos, pois o tratamento da água contaminada requer maior investimento financeiro para que se torne adequada ao uso”, explica Simone.

Diagnósticos dos sistemas de locais de tratamento de esgoto

Um projeto para diagnosticar o número de residências em situação regular com a obrigatoriedade da implementação de fossa e filtro anaeróbio foi realizado em 11 municípios associados à AMMVI. A pesquisa, promovida pela prefeitura com a parceria da AMMVI e o Instituto Furb, foi feita em alguns domicílios, onde também os cidadãos foram orientados sobre a necessidade da manutenção da limpeza periódica do sistema. O diagnóstico levantou ainda diversas outras informações importantes para a proposição de ações na área de esgotamento sanitário do município. Agora, dentre os próximos passos, está a prestação de serviço de manutenção do sistema ou mutirões de limpeza, campanhas educativas e adequação de residências sem o sistema. Além disso, iniciou-se agora as tratativas para a aplicação deste trabalho nos outros 3 municípios restantes.

Conforme a assessora de Saneamento e Meio da entidade, este é “um trabalho inédito no Brasil e que traz um diagnóstico a partir de informações primárias para que a gestão municipal possa propor políticas públicas adequadas”, salientou. A campanha prossegue nos próximos meses e conta com o apoio do Ministério Público. A iniciativa faz parte dos planos municipais de saneamento básico e do trabalho de educação ambiental que vem sendo gradativamente desenvolvido pela AMMVI.

ATENÇÃO!

Veja aqui os links para ter acesso às normas comentadas no folder!

ABNT NBR 13.969

ABNT NBR 7229

MAIS INFORMAÇÕES

Ficou com dúvida? Sem problemas, fale com nossa equipe que é experiente no assunto. Contate-nos pelo endereço simone@ammvi.org.br

Galeria de Áudios

16/07/2018 - Spot_Agua limpa so com esgoto tratado

Baixar Tocar