ACESSE AQUI OS ARQUIVOS DO EVENTO.

 

Data: 14 a 16 de março de 2023.

Local: Blumenau e Brusque (verificar programação).

 

Objetivos apresentar boas práticas de gestão e operação dos serviços públicos de manejo de resíduos sólidos urbanos; apresentar, discutir e propor ações para o alcance da sustentabilidade econômico-financeira no contexto do Novo Marco Regulatório do Saneamento Básico.

Público-alvo: engenheiros, estudantes, prefeitos, vice-prefeitos, servidores públicos (gestores, diretores, engenheiros e técnicos) e demais interessados.

 

Programação:

  • DIA 14/03/23 (terça-feira)

Local: Unifebe – auditório do Bloco C (Rua Vendelino Maffezzolli, 333, Bairro Santa Terezinha) – Brusque/SC.

 

18:00 – Credenciamento

18:30 – Solenidade de abertura

18:50 – Principais diretrizes do Novo Marco Legal do Saneamento Básico

Palestrante: Dr. Daniel Narzetti, diretor-geral da Agir

19:30 – Manejo de resíduos sólidos urbanos no município da Horta, em Portugal

Palestrante: Hugo Miguel Ferreira Teixeira Pacheco, técnico superior no município da Horta e consultor 

20:10 – Manejo de resíduos sólidos urbanos: experiência e ações da empresa Veólia

Palestrante: Hanokh Yamagishi, diretor regional para a região Sul na Veolia Brasil

20:50 – Experiência do Cimvi no manejo de resíduos sólidos urbanos

Palestrante: Fernando Tomaselli, diretor executivo do Cimvi

21:30 – Espaço para perguntas

22:00 – Encerramento das atividades do dia

 

  • DIA 15/03/23 (quarta-feira)

10:00 – Visita técnica na empresa Veólia

Local: Rodovia Ivo Silveira, Km 9,5, Bairro Bateas – Brusque/SC

 

  • DIA 15/03/23 (quarta-feira)

Local: Unifebe – auditório do Bloco C (Rua Vendelino Maffezzolli, 333, Bairro Santa Terezinha) – Brusque/SC.

 

18:00 – Credenciamento

18:30 – Abertura

18:50 – Manejo de resíduos sólidos urbanos no município de Florianópolis 

Paulo Roberto da Rocha e Pinho, técnico de Edificações na Comcap/ Superintendência de Gestão de Resíduos – Secretaria Municipal do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Florianópolis 

19:30 – Geoprocessamento, controle e eficiência de rotas e controle de informação (a confirmar)

Palestrante: Anderson Medeiros, fundador e diretor da ClickGeo e consultor em Geotecnologias

20:10 – Indicadores de manejo de resíduos sólidos urbanos: experiência de Portugal

Palestrante: Hugo Miguel Ferreira Teixeira Pacheco, técnico superior no município da Horta e consultor

20:50 – Informações e indicadores de manejo de resíduos sólidos urbanos no contexto regulatório

Palestrante: Caroline Gabriela Hoss, engenheira sanitarista da Agir

21:30 – Espaço para perguntas

22:00 – Encerramento das atividades do dia

 

  • DIA 16/03/23 (quinta-feira)

Local: Furb, campus I, auditório da biblioteca do Bloco H, sala 105 (Rua Antônio da Veiga, 140, Itoupava Seca) – Blumenau/SC. 

 

8:00 – Credenciamento

9:00 – Abertura

9:30 – Sustentabilidade econômica-financeira do serviço público de manejo de resíduos sólidos urbanos no contexto do novo marco regulatório

Palestrante: Dr. Daniel Narzetti, diretor-geral da Agir

10:15 – Intervalo

10:45 – Metodologia de cobrança e sustentabilidade econômica-financeira no município da Horta, em Portugal

Palestrante: Hugo Miguel Ferreira Teixeira Pacheco, técnico superior no município da Horta e consultor

11:45 – Espaço para perguntas

12:30 – Intervalo

14:00 – Metodologia de cobrança da taxa de lixo por meio do consumo de água: experiência do município de Timbó

Palestrante: Rodrigo Catafesta Francisco, coordenador do setor técnico do Samae de Timbó

14:45 – Experiência na implantação de cobrança da tava de lixo na área rural

Palestrante: Rogério Comandolli, assistente administrativo da prefeitura de Botuverá

15:30 – Intervalo

16:00 – Estudo de viabilidade técnica e econômica-financeira em resíduos sólidos

Palestrantes: Marcos Carrer – engenheiro civil e de Segurança do Trabalho, responsável técnico e representante legal da Saneville Engenharia e Consultoria Ltda

16:45 – Fiscalização do TCE frente ao novo Marco Legal do Saneamento Básico (a confirmar)

17:30 – Espaço para perguntas

18:00 – Encerramento do evento

 

Promoção: Clube de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Brusque – Ceab

Associação de Municípios do Vale Europeu – Amve

Patrocínio: Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina – Crea/SC

Apoio: Agência Intermunicipal de Regulação do Médio Vale do Itajaí – Agir

Centro Universitário de Brusque – Unifebe

 

CURRÍCULO PALESTRANTES

 

Caroline Gabriela Hoss

http://lattes.cnpq.br/1216664934371573

Formada em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre em Gestão de Recursos Hídricos pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental da UFSC (2020). Possui vasta experiência na área de aproveitamento de água da chuva, gestão da água na produção animal, resíduos sólidos urbanos e acompanhamento de contratos de serviços públicos de saneamento básico. Atualmente atua como servidora de carreira na regulação de serviços públicos de saneamento básico na Agir.

 

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site clickgeo.com.br, que publica regularmente, desde 2008, artigos, dicas e tutoriais sobre geotecnologias, suas ferramentas e aplicações. Já foi reconhecido como o Profissional do Ano no setor de Geotecnologias. Sua empresa (ClickGeo) foi eleita a Melhor Instituição de Ensino na Área de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

 

Daniel Narzetti

http://lattes.cnpq.br/2819501208330837

Diretor-geral na Agência Intermunicipal de Regulação do Médio Vale do Itajaí (Agir). Foi coordenador-geral de saneamento e subsecretário adjunto de regulação e mercado na Secretaria de Desenvolvimento da Infraestrutura (SDI) no Ministério da Economia e gerente de regulação com mais de 5 anos de experiência em cargos relacionados à regulação, análise econômico-financeira de contratos, reestruturação tarifária, revisões ordinárias, revisões extraordinárias, reajustes inflacionários, big data, metodologias de avaliação, normatização, captação de recursos e participante dos debates nacionais sobre o novo marco regulatório do saneamento básico e da agenda regulatória do setor. Habilidades em gerenciar, desenvolver e motivar equipes orientadas ao alcance de metas. Criativo e flexível na busca por soluções orientadas aos objetivos de clientes internos e externos. Hábil negociador conciliando capacidades técnica, analítica e política em prol do equacionamento de conflitos.

 

Fernando Tomaselli

http://lattes.cnpq.br/9878150935091164

Atualmente é diretor executivo do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cimvi). Foi prefeito reeleito do município de Rio dos Cedros (mandatos 2009-2012 e 2013-2016), foi secretário municipal de Educação (2003-2004), é funcionário público estatutário no cargo de professor na Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina e servidor efetivo da prefeitura municipal de Rio dos Cedros. Possui graduação em Filosofia, História e Psicologia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (1997) e pós-graduação em Práticas do Ensino da História pela Universidade São Luís – SP. Tem experiência na área de educação, com ênfase em administração de sistemas educacionais.

 

Hanokh Yamagishi

Diretor regional para a região Sul na Veolia Brasil. Engenheiro Ambiental formado pela Escola Politécnica da USP com especialização em gestão de negócios pela Fundação Dom Cabral, Hanokh possui 13 anos de experiência no setor de saneamento, atuando em empresas nacionais e multinacionais como Grupo Solví e Suez.

 

Hugo Miguel Ferreira Teixeira Pacheco

Engenheiro do Ordenamento dos Recursos Naturais pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco. Desde 2003 desenvolve sua atividade profissional no domínio do ambiente, com principal destaque nos setores do abastecimento de água, esgotamento sanitário e gerenciamento de resíduos sólidos urbanos. Entre 2009 e 2010 foi assessor do secretário regional do Ambiente e Mar, durante o X Governo Regional dos Açores. De junho de 2010 a julho de 2022 foi presidente do Conselho de Administração da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores (Ersara). Desde novembro de 2020 é vice-presidente da European Water Regulator (Wareg), a rede europeia de agências regulatórias do setor do abastecimento de água. Atualmente é técnico superior no município da Horta e consultor.

 

Marcos Roberto Carrer

Engenheiro civil, pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios e Engenharia de Segurança do Trabalho. Atua como consultor e engenheiro nas áreas de saneamento básico e manejo de resididos sólidos há 20 anos desenvolvendo licenciamentos, estudos, projetos, implantação de obras, setor técnico, comercial e de licitações, operação e manutenção de serviços de manejo de resíduos sólidos urbanos e SAA/SES. Atualmente desenvolve trabalhos de modelagem e de viabilidade técnica e econômico-financeira para os municípios e autarquias na área de studos relativos à concessões, PPP e PMI, para água, esgoto e resíduos sólidos, detalhamento as modelagens tarifárias que possibilitem a melhor alternativa para a exploração dos serviços de saneamento básico e manejo de resíduos sólidos urbanos, elaborando a participando das audiências públicas, auxiliando o município nos pareceres de agências reguladoras, análises externas do TCE/SC e consultoria técnica durante todo o processo licitatório respondendo a questionamentos e impugnações sobre o edital, termo de referência e planilhas. 

Paulo Roberto da Rocha e Pinho

Técnico de Edificações com graduação em Administração na Comcap/ Superintendência de Gestão de Resíduos – Secretaria Municipal do Meio Ambiente Prefeitura Municipal de Florianópolis. Trabalha há mais de 35 anos na gestão dos resíduos sólidos de Florianópolis. Exerceu funções gratificadas de gerente do Departamento Coleta Residuos Sólidos e Departamento Técnico, gerente de Divisão da Coleta Convencional,  Divisão  Seletiva e Divisão do Centro de Valorização de Resíduos. Por vários anos foi responsável pela compilação dos dados e preenchimento do Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos e Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento.

 

Rodrigo Catafesta Francisco

http://lattes.cnpq.br/3126267567970605

Formado em Engenharia Civil pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb). Por conta da graduação, tem experiência na área de construção civil, atuando no segmento de materiais de construção, com foco em concreto de alto desempenho, concreto, agregados e dosagem. Durante o curso de Mestrado em Engenharia Ambiental, desenvolveu pesquisas nas áreas de Monitoramento de Políticas Públicas na Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí, especificamente relacionadas aos Planos de Recursos Hídricos de Bacias Hidrográficas, Planos Municipais de Saneamento Básico, políticas públicas e o esgotamento sanitário. No MBA em Gestão e Políticas Públicas Municipais, cursado na Uniasselvi, foi possível desenvolver um estudo sobre a avaliação dos instrumentos da Política Municipal de Saneamento Básico de Timbó e sua implementação. No Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Timbó (Samae), coordena o setor técnico, desenvolvendo sistemas e projetos de abastecimento público de água potável, programas de esgotamento sanitário, de manejo de águas pluviais e de gestão de resíduos sólidos urbanos. Participa de órgãos técnicos colegiados, consultivos e/ou deliberativos como a Câmara Técnica de Perdas de Água da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), a diretoria estadual da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí, o Colegiado de Saneamento Ambiental da Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve), o Conselho das Cidades de Timbó e o Conselho Municipal de Saneamento Básico de Timbó, entre outros.

 

Rogério Comandolli

Graduado em Matemática pela Uniasselvi. Atuou nove anos como professor de Ensino Médio no Colégio Cenecista Francisco de Assis e 11 anos como professor na área de matemática na Escola de Educação Básica Padre João Stolte. Na prefeitura municipal de Botuverá foi admitido por concurso público em 1995, atuando na área administrativa, apoiando o setor tributário municipal e a área de recursos humanos. Em 2013, foi nomeado Secretário Municipal de Educação. Atualmente, atua na área administrativa, em especial na administração tributária e apoiando às demais áreas, inclusive na gestão dos processos de cobranças de taxa de lixo e IPTU, taxa de cemitérios, alvarás municipais, sistemas municipais de distribuição de águas e alimentação das informações SNIS.